A verdade sobre a idolatria































Post traduzido das devocionais da Setapartgirl Magazine¹. Leia AQUI na íntegra.


Eu costumava acreditar que ídolos eram todas as estátuas de ouro em templos cheios de ornamentos e como eu não os adorava, então não havia idolatria em minha vida. Porém, ao estudar as escrituras e crescer em me aprofundar no relacionamento com Cristo, percebi que um ídolo não é somente uma estátua. Desta forma, ídolo é tudo aquilo que ocupa uma posição maior que a de Jesus Cristo em nossa vida; qualquer coisa que exige mais do que minha devoção ou afeto por Ele. Nosso Deus tem um grande amor por nós (nota minha: a tradução original quer dizer que Deus tem grande ciúme por nós, mas pra não polemizar como a música do Diante do Trono já fez, então deixemos assim rs) e quer o nosso coração por inteiro, e não partes dele (ver Ex 20:5). Ele nos diz: "Eu sou o SENHOR; este é meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor." (Is 42:8) e "Jesus respondeu: Está escrito: Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto." (Lc 4:8).

Idolatria distancia nosso coração de Cristo. Mateus 6:24 diz, "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro..." Quando há idolatria em nossa vida, dizemos e até acreditamos que Jesus Cristo tem nosso coração por completo , mas na realidade, nós buscamos colocar nossa esperança e afeto e outras coisas além dEle (dinheiro, saúde, relacionamento, por exemplo). A Bíblia é muito clara: Quando nos tornamos escravas de nossos desejos, nossas metas financeiras, nossa busca por relacionamento, nossa popularidade, conforto, ou qualquer outra coisa, não podemos ser servas de Cristo.

Quantas vezes estamos adorando a Deus cantando "Tu és tudo em mim", enquanto nossas mentes são consumidas por pensamentos acerca de relacionamentos ou oportunidades de emprego? Quantas vezes nossa verdadeira identidade (quem nós somos) é encoberta pela nossa popularidade, realizações ou posses e não pela simplicidade ou realidade gloriosa de que somos filhas do Rei? Quantas vezes pensamos, "Se eu pudesse (me casar, ter mais dinheiro, emagrecer, ter mais amigos, fazer algo incrível etc) ENTÃO eu seria feliz e colocaria Jesus como centro de todas as coisas!" Desta forma, gastamos nosso tempo de oração pedindo a Deus para que Ele nos dê os desejos do nosso coração, quando, na verdade, nos esquecemos o tempo todo de que é Ele quem deveria ser sempre o principal desejo do nosso coração.

A idolatria pode se infiltrar em nossa vida em uma série de maneiras: Quando o olhar da nossa alma não permanece unicamente fixo em Jesus Cristo, os bons desejos (como cuidar de nossos corpos, esperar um cônjuge piedoso, ou cultivar amizades) podem se transformar em preocupações prejudiciais antes mesmo de percebermos o que aconteceu. Uma simples intenção de comer corretamente pode tornar-se uma obsessão pela saúde; O desejo dado por Deus para o casamento pode se tornar uma necessidade obsessiva por encontrar uma pessoa e o desejo saudável da amizade pode se tornar um meio para aprovação e popularidade. Frequentemente, o maior dos perigos de buscar a Cristo com um coração dividido não é, obviamente coisas pecaminosas, mas sim quando os bons desejos dados por Deus começam sutilmente a querer muita atenção e foco de nossa parte, virando uma obsessão.

Você sabe perceber quando algo tem se tornado um ídolo em sua vida? Aqui vão alguns dos sinais perigosos mais comuns:

1- Você não consegue se imaginar abandonando esses desejos? Por exemplo: "Se eu ficar sem comer comidas saudáveis todos os dias, vou morrer logo!" ou "Se eu não ouvir minha música preferida todos os dias eu vou ficar infeliz e depressiva" ou ainda "Se eu não me casar, não valerá a pena viver!"

2- Você gasta muito mais tempo e energia em qualquer outra coisa do que com Jesus Cristo. Só para constar, talvez gastemos cerca de 8 horas por semana em filmes ou nas mídias sociais, mas somente 10 minutos em oração ou estudo da palavra de Deus. Ou então, você gasta a maior parte da sua vida com seu relacionamento (ou buscando um) enquanto tem pouquíssimo tempo para buscar a Deus e compartilhá-lo aos outros. Por mais que não gostemos de admitir, as áreas que mais exigem grande parte de nosso tempo livre são as áreas que possuem mais influência em nossos corações.

3- Você encontra maior contentamento e alegria nessas áreas de sua vida do que em seu relacionamento com Cristo. Lembre-se: Não é errado buscar conforto e alegria nas coisas terrenas, só que Jesus deve sempre permanecer como fonte de satisfação mais profunda. Uma maneira de determinar se sua vida está encontrando verdadeira completude em Cristo, basta perguntar: "Se esta área da minha vida for retirada de mim (relacionamento, busca, dinheiro, posses etc), Jesus seria suficiente?"

Inúmeros cristãos através dos tempos (e hoje em países perseguidos em todo o mundo) têm feito sacrifícios pessoais surpreendentes, mesmo dando a sua própria vida, a fim de colocar Jesus em primeiro lugar. Se estes homens e mulheres estão dispostos a desistir de tudo, a fim de servir apenas um Mestre - Jesus Cristo, não podemos fazer o mesmo? Se não estamos cultivando um coração inteiro para com Cristo agora mesmo em áreas como alimentos, dinheiro e relacionamento, como podemos esperar que mantenhamos o olhar fixo sobre ele quando maiores provações e sofrimentos vêm?

Vamos repetir a oração que o salmista fez: "Dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o Teu nome." (Sl 86:11). Verdadeiramente Ele é merecedor de todo o nosso coração!

- Leslie Ludy

___________________________________________________

Copyright © 2009-2014 setapartgirl. All rights reserved. A Division of Ellerslie Mission Society.

¹ - Setapartgirl é uma revista online com reportagens e devocionais para a jovem/mulher Cristã.






Nenhum comentário:

Postar um comentário


Cristã, graduada em Letras, apaixonada por livros, viagens e muita música! Uma nota musical tentando fazer a diferença na imensa partitura da vida.
https://www.youtube.com/channel/UClS0ZtlU37t-VvVciQH0GQQ

já curtiu?

Postagens populares

Projetos

 photo Banner_zps9isnpcan.png

youtube

Snapchat

 photo snapssss1_zpscavat0v8.png