Quando o namoro vira idolatria




Faz um tempo quando nós aqui do blog publicamos um post sobre os perigos da idolatria. Como muitos já sabem, idolatria é adorar a criação e não ao Criador, é tirar o lugar do senhorio de Cristo das nossas vidas, e colocar qualquer outra coisas para suprir este lugar, seja o trabalho, estudos, metas, sonhos, ou até o namoro, como vamos falar hoje.

Sim, o amor pode estar tão intenso, que ao invés de sadio, ele se torna cego e idólatra. Isso porque colocamos nosso namorado(a) em um patamar tão elevado, de tanta importância, que sem perceber, ele acaba se tornando um deus na sua vida. Isso porque você passa a viver em função dele, como se seu relacionamento fosse o responsável por preencher as lacunas do seu coração. Você acaba por colocar suas expectativas em outro ser humano, supervalorizando o outro e se esquecendo que assim como você, ele também é um pecador e com vários defeitos. 

"Ah, mas se ele/ela terminar comigo eu vou morrer. Não sei o que fazer em sem ele/ela. Ele/Ela é tudo pra mim! Minha vida vai acabar!"

Esse amor em excesso é tão perigoso que acaba por te afastar das coisas que realmente importam. estudar, trabalhar, ter relacionamento profundo com Cristo, participar das atividades de sua igreja local e dos ministérios acabam se tornando segundo plano, ou plano nenhum. Deus te presenteou com um relacionamento, você pega este presente, vai embora e se esquece de agradecer. 

Na verdade você se esquece daquele que deveria ser lembrado por você em todos os momentos, aquele que deveria ser o dono da sua vida, do seu coração, por quem você deveria viver, afinal, Deus deu a vida por você, te presenteou com um relacionamento e você simplesmente se esqueceu. É certo: Colocando algo/alguém no lugar de Deus, a tendência é idolatrá-lo e obedecê-lo como um deus.

Portanto, não se engane. O seu relacionamento foi feito para refletir a glória de Deus. Se esse propósito não está sendo feito, tem algo errado aí. Não queira criar expectativas no outro que ele não possa recompensar. Como já dito acima, vocês são seres humanos e a tendência é sempre falhar. Apeguem-se a Cristo e procurem juntos crescer num relacionamento com Ele. Ele sim pode preencher as lacunas do nosso coração e é digno de ser adorado. Afinal, quando amamos, queremos agradar de todas as formas. E com Cristo isso não é diferente. Nosso coração e mente devem estar voltados para Ele, em obediência em querer agradá-lo.

Aí vão algumas dias para você que está em um relacionamento nível vermelho e precisa voltar para um relacionamento saudável e que glorifique a Cristo.

1. 3 horas por dia falando com ele/ela? Para com isso! Por que  não se juntam para ler a Bíblia ou ler um livro juntos? Tenho certeza que será bem mais proveitoso e interessante. 

2. Às vezes, manter distância é bom, muito bom. Dê um tempo para ele/ela respirar. Seu namorado/namorada não é seu marido/mulher (pelo menos não ainda) . Ele tem afazeres, atividades extras, tem família, amigos, enfim, é preciso um tempo distantes. Se você não consegue desgrudar do seu namora/namorada momento algum, tem alguma coisa errada por aí. O relacionamento acaba por se tornar sufocante e cansativo. Pense nisso!

3. Aqui vem uma questão complicada. Tem muitos jovens que abandonam suas responsabilidades na igreja para viver em função do outro alguém. Tem ensaio? Não vai, porque está com a/o namorada/namorado. Tem programação de jovens? Não vai porque tem que sair com a/o namorada/namorado. Chega atrasado na igreja, nos compromissos em nome de um relacionamento que não tem sido mais saudável. É tempo de orar e pedir a Deus para mostrar atitudes que tirem essa idolatria.

4. Lembrem-se: Você são 3. Deus deve estar no relacionamento de vocês e tudo deve glorificar a Deus. O que vocês fazem, como namorados, exalta o nome de Cristo ou não? Seu namorado/namorada não pode excluir/substituir Deus de sua vida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário


Cristã, graduada em Letras, apaixonada por livros, viagens e muita música! Uma nota musical tentando fazer a diferença na imensa partitura da vida.
https://www.youtube.com/channel/UClS0ZtlU37t-VvVciQH0GQQ

já curtiu?

Postagens populares

Projetos

 photo Banner_zps9isnpcan.png

youtube

Snapchat

 photo snapssss1_zpscavat0v8.png