Receita: Biscoitos natalinos




Já que está chegando o Natal, nós estamos fazendo uma verdadeira festa de posts! De acordo com o "protocolo" do blog, hoje não é dia de postar, mas é claro que essa receita não pode esperar o ano que vem! Ainda Dá tempo de você preparar uma sobremesa super gostosa e super típica do Natal. Os biscoitinhos, além de gostosos, são lindos e podem servir de sobremesa ou de lembranças. Além disso, você colocar em um saquinho e pendurar na sua árvore para enfeitar (e provar depois, claro). Quer saber como se faz os famosos biscoitos de Natal? Vem ver como é que eu fiz a receitinha!

Ah, lembrando que este post é a saga de como eu sou uma péssima  cozinheira, mas que no final, mesmo eu achando que ia dar tudo errado, deu tudo certo e todos aprovaram a sobremesa. Vocês já vão entender o porquê, hehe: 

Ingredientes:

- 300 gramas de farinha
- 2 ovos
- 100 gramas de açúcar de confeiteiro
- 5 colheres de manteiga
- Essência de baunilha
- 1 colher/sobremesa de fermento
- Corante alimentício (a cor que você preferir)
- 1 colher (café) de suco de limão
- Cortadores natalinos



Parte 1: Preparando a massa.

Embora sejam poucos ingredientes, você precisa prestar bastante atenção, pra tua receita não virar uma nhaca, como a minha quase virou. Preste atenção nas medidas! 

Em uma batedeira (ou na mão, mesmo), misture a farinha com o fermento. Depois, acrescente açúcar e manteiga (aos poucos). Por fim, acrescente 1 ovo (o outro você reserva) e a essência de baunilha, ao seu gosto (eu adicionei a medida da tampinha do produto). Mexa todos os ingredientes, até formar uma massa homogênea. 

Quando eu fiz eu levei um susto, porque de início, eu tinha acrescentado somente 200 gramas de açúcar. Resultado: Minha massa ficou muito, mas muito mole! Então eu fui acrescentando mais e mais farinha, já que tinha muita manteiga. No final, a massa já tinha umas 300/350 gramas de farinha, que eu fui acrescentando. Por isso, preste atenção. Se você viu que ainda está mole, por ir acrescentando mais farinha. Ah, caso você goste de biscoitinhos mais doces, você pode acrescentar mais açúcar também. Os meus ficaram bons assim, até porque achei que com a essência de baunilha ele ganharia um sabor maior. 

Após a massa ter se formado, coloque uns minutos na geladeira, para que ela endureça e fique mais fácil de cortá-la (eu esqueci a coitada 1 hora na geladeira, ai ai!! 10-15 minutos é o suficiente). Enfarinhe um espaço para abrir a massa e cortar. Você pode usar o cortador de biscoito que quiser. Eu usei o de árvore! Leve para o forno em fogo médio (no meu coloquei 230°), até que dourem por baixo. Deixe lá por no máximo 10 minutos. Reserve os biscoitos. 

Parte 2: Preparando o glacê.

Os biscoitinhos já ficariam muito bons branquinhos e sem nada, mas é bem mais divertido e bonito quando eles estão decorados. Preste atenção para fazer o glacê!

Coloque na batedeira somente a clara do outro ovo que você reservou (lembra, lembra?) e bata junto com o suco do limão. Depois de bater, vá acrescentando o açúcar de confeiteiro e deixe bater, até formar um creme, de consistência quase durinha. Essa hora você precisa ter paciência, porque vai demorar um tempo, hehe (fiquei quase 30 minutos batendo. Normal, isso?). Depois de chegar ao ponto é só dividir a quantidade e ir acrescentando os corantes, para dar as cores desejadas. Coloque dentro do saco de confeiteiro e prontinho, é só usar a criatividade!

Ufa, acabou, haha! Na hora de confeitar, meus biscoitos viraram uma meleca, porque nunca tinha confeitado antes! Depois de alguns testes, até que ficaram bonitinhos. Leve até a geladeira e espere para provar! Como meus cortadores eram um pouco grandes e eu fiz os biscoitos com uma espessura grande, renderam uns 25 biscoitinhos. Tirei umas fotos para mostrar para vocês:





E aí, gostaram da receita? Espero que sim! Tentem fazer em casa e depois me digam o que acharam! Um Natal super divertido e cheio de doces e delícias para vocês, haha ♥






2 comentários:

  1. Oi lindona, tudo bem? <3

    Ai que delícia, eu amo esses biscoitinhos e os seus ficaram lindos! Mas gosto de coisas mais práticas, sabe? Principalmente se dá pra fazer no liquidificador e sair pronto pra consumo hahahah Mas não vou deixar de mostrar esse post pra minha mãe, quem sabe ela não faz?!! Fiquei com vontade aqui. Parece fácil e saboroso.
    Feliz Natal, Deeh!

    Beijos
    http://www.carolice.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Carol, fiquei tãão feliz que tu veio postar por aqui!
      Eu tbém sou assim, movida à praticidade. Sou um horror na cozinha, mas achei que esses biscoitinhos fossem mais práticos. Parecem fáceis, mas tu precisa de atenção pra não errar as medidas. Mostre pra tua mãe, sim, acho que ela se anima pra fazer, haha!

      Feliz Natal, flor!
      Beijinhos :)

      Excluir


Cristã, graduada em Letras, apaixonada por livros, viagens e muita música! Uma nota musical tentando fazer a diferença na imensa partitura da vida.
https://www.youtube.com/channel/UClS0ZtlU37t-VvVciQH0GQQ

já curtiu?

Postagens populares

Projetos

 photo Banner_zps9isnpcan.png

youtube

Snapchat

 photo snapssss1_zpscavat0v8.png