Resenha: A garota do outro lado da rua





Esse livro definitivamente superou minhas expectativas! Lycia Barros é uma autora incrível. No início fiquei com um pouco de receio em ler as histórias dela e de começar direto pelo livro mais conhecido dela, A bandeja. Fui atrás para pesquisar outros títulos da autora e decidi começar por um que não era tão conhecido assim: A garota do outro lado da rua.

O livro conta a história de Enzo e Rafaela. Dois adolescentes que eram oposto em tudo, a começar por morar cada um do lado oposto da mesma rua, estudar no mesmo colégio e na mesma sala por anos e nunca terem se esbarrado nenhuma vez! Enzo é o típico nerd, super estudioso, aplicado e queridinho da professora. Seria tudo muito normal e monótono, se não houvesse alguém para balançar com o coraçãozinho dele: Rafaela. O problema é que a garota nunca se tocou para a existência dele na vida! Rafaela é a típica garota patricinha, que namora os garotos mais conhecidos do Colégio e que vive de puras aparências.

Todo esse esteriótipo é afetado quando a turma dos dois vai fazer um passeio pela floresta da Tijuca e por lá algo muito importante acontece, trazendo a verdadeira emoção pro enredo. É em meio a um grande problema que a reviravolta começa a acontecer, e os dois começam a refletir sobre as aparências serem verdade, ou não. Afinal, a gente cria uma imagem que os outros criam de alguém, porém, serão verdadeiras ou não? 

Mesmo sendo um livro para o público adolescente (uma leitura bem rápida e  fácil, com marcas bem expressivas de textos para essa idade), com uma história que parece ser clichê e bobinha, o enredo ganhou meu coração, por explorar elementos bem diferentes e um final surpreendente, eu diria. Lycia Barros soube deixar o final de explodir nossa mente (no bom sentido, claro). 

O primeiro elemento de me fazer tirar o chapéu é a escrita. Além de ser super contextualizado, com palavras do universo juvenil, o livro não é dividido em capítulos como somos acostumados, mas sim pelos pensamentos da cada personagem. Confesso que nunca tinha lido nenhum livro dessa forma, mas gostei muito. O leitor consegue interagir de forma completa nos pensamentos, ações e emoções daquele personagem, naquele determinado momento.

Outro elemento muito interessante é a localização da história. São pouquíssimos personagens que eu conheço que são puramente brasileiros, sem uma influência ou outra do estrangeiro. Enzo e Rafaela moram na cidade do Rio de Janeiro e é muito legal a presença de referências regionais no livro! Nomes de ruas e a até o lugar do passeio, a floresta da Tijuca. Além, claro, das referências histórias e até biológicas que o Enzo faz o favor de nos dizer. Ponto pra Lycia!

Outra coisa bem legal é que ao final do livro, a autora disponibiliza uma sugestão para roteiro de leitura e aplicação do livro. É uma ótima ideia para professores utilizarem em aula!

Leitura rápida, tranquila, por vezes clichê, mas sempre emocionante, principalmente pelo seu final, haha! Só não dei nota máxima pra ele por um único motivo: Alguns personagens poderiam ser mais explorados, mas tirando este detalhe, o livro é muito bom! Estou me segurando aqui e revisando o texto para ver se cometi algum spoiler sem querer! Super recomendo a leitura do livro e com certeza lerei outras obras da autora!

Ah, eu já ia me esquecendo! Pra quem quer saber mais sobre o livro e outras leituras que eu fiz, tem um vídeo novo, lá no canal, contando sobre isso!




ISBN: 978-85-7679-645-9
Editora: Novo século
Ano: 2012
Páginas: 119
Compre: AQUI
Avaliação: 4/5 ♥ 







7 comentários:

  1. Nossa, só pela sua resenha, fiquei com uma mega vontade de ler esse livro!♥
    Amei Debbie!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, San! Fico mega feliz que você tenha gostado da resenha!
      É um livro lindo! Eu super recomendo :)
      Beijinhos!

      Excluir
  2. Gente eu quero esse livro *--* Que resenha maravilhosa *o*
    Parabéns Deeh, amei muito seu conteúdo ^^
    Super beijo linda :)
    Deus abençoe

    www.meninasdaigreja.com

    ResponderExcluir
  3. Gente eu quero esse livro *--* Que resenha maravilhosa *o*
    Parabéns Deeh, amei muito seu conteúdo ^^
    Super beijo linda :)
    Deus abençoe

    www.meninasdaigreja.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, que ótimo que tu gostou da resenha, guria!
      Leia o livro e depois me conta o que achou :B

      Beijos, flor! Obrigada por comentar!

      Excluir
  4. Ah eu li esse livro, foi o primeiro da Lycia que também li, e se você gostou desse meu amor, A Bandeja você vai gostar ainda mais! É Muiiitooo Bom!! não canso de falar que sou apaixonada pelo Rico - o Antagonista - kkkk' é mt bom, leia, super indico!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Ana, tô tendo um treco aqui já pra comprar o próximo livro!
      Se este já foi bom, mal posso esperar para ler os próximos, haha :D

      Excluir


Cristã, graduada em Letras, apaixonada por livros, viagens e muita música! Uma nota musical tentando fazer a diferença na imensa partitura da vida.
https://www.youtube.com/channel/UClS0ZtlU37t-VvVciQH0GQQ

já curtiu?

Postagens populares

Projetos

 photo Banner_zps9isnpcan.png

youtube

Snapchat

 photo snapssss1_zpscavat0v8.png