3 efeitos contrários de amar a si mesma






Todo mundo ama ouvir e ver o famoso discurso "Ame a si mesma e seja feliz". É sempre bom nos amarmos, claro, afinal, Deus nos criou belas, a sua imagem e semelhança. O problema nesse discurso todo é quando as coisas começam a girar em torno de si mesma, do que nós queremos, do que achamos que é bom pra mim e somente bom para mim. 

Já parou para perceber que tem muita gente assim hoje, principalmente com dificuldades de relacionamentos e de entender a Palavra de Deus, unicamente por não querer ser contrariada em seus próprios argumentos e pensamentos? Uma verdadeira amante de si mesma, colocando sua palavra e seus desejos acima dos outros , amando mais a si e tudo que  a envolve, ao invés de se preocupar em amar os outros e fazer a vontade de Deus e não a dela.

Saiba que amar a si mesma, achando que tudo gira em torno de você, nunca é uma boa coisa. Para de colocar o seu eu acima de outras coisas que são importantes. Isso pode gerar orgulho, ingratidão e egoísmo. Em 2 Timóteo (cap. 3), Paulo já alertava para os "tempos difíceis" que viriam (se ele já dizia isso lá atrás, imagine o que ele diria hoje!). Timóteo deveria se afastar de pessoas que marcariam esse tempo (dentre eles os egoístas e orgulhosos), além de manter a Palavra viva em seu coração, juntamente com tudo que havia aprendido, que era íntegro e bom e agradava ao Senhor. Devemos amar mais a Deus e as coisas de Deus do que a nós mesmos e nossas próprias vontades, afinal, os efeitos colaterais de amar a si mesma(o) não são bons:

1. Sua vida de oração muda.

Quando você ama mais a si mesma do que os outros ou a Deus, as orações deixam de ser sobre quem Deus é e passam a ser unicamente sobre você. Começam as petições intermináveis sobre coisas que você quer e que satisfaçam unicamente a você e ao seu mundinho, ao invés de pedir ao Senhor que a vontade dEle seja soberana na sua vida e na vida dos que estão ao seu redor, não o contrário.

2. O evangelho se torna chato.

Essa frase pode assustar você, mas é uma super verdade. Para pessoas que amam pensar e viver só para si mesmas, viver o evangelho parece sem graça, simplesmente porque o verdadeiro evangelho diz respeito a amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a nós mesmos. O próprio Jesus passou sua vida na Terra vivendo para glorificar a Deus e honrar o próximo. Se ultimamente você tem vivido mais para si mesma e o evangelho tem se tornado sem graça, é hora de repensar os conceitos, voltar-se para Cristo, negando seu eu e investindo em relacionamento com Ele!

3. Você dá o fora das responsabilidades

Sua única responsabilidade é cuidar de si mesma e o que é bom para você, sendo assim, por que se importar com outra coisa? Você sabe que precisa ler a Bíblia; você sabe que precisa ajudar um irmão/irmã, caso ele esteja precisando se fortalecer na fé, mas mesmo assim você não faz. Você tira seu corpo da reta, já dizia um ditado antigo, e vai cuidar dos seus próprios interesses. 

Depois de todo este questionamento, deveríamos perguntar a Deus: "Senhor, será que tenho amado mais a mim do que a Ti? Do que viver para Ti?". A vida cristã é deixar nossos desejos e colocar o reino de Deus e o próximo acima de nós. Quer glorificar a Deus? Comece pensando assim!


Este texto foi baseado no texto 3 side effects of loving yourself. Para ler a versão original e na íntegra, clique AQUI




4 comentários:

  1. Interessante o texto, eu amo a mim mesma depois de Deus kk' Acho que esse tipo de Amar a si mesma acima de Deus te deixa arrogante e se sentindo inferior, o que na verdade a pessoa é igual a todos, grande engano, amei o texto gta,bjus :*

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ana! Deus tem que ser prioridade em nossas vidas!
      Quando nos colocamos como centro de tudo, as coisas tendem a se inverter, e pode ser perigoso.

      Volte sempre, flor!

      Excluir
  2. Que texto maravilhoso, Deeh! Uma total verdade. Na semana passada, minha irmã ministrou no grupo Jovem da igreja (faço parte da Verbo da Vida do Ipsep, aqui em Recife) na quinta-feira sobre intercessão. Quando as pessoas começam a pensar somente nelas, esquecem das outras e de orar pelas outras pessoas que estão precisando daquela atenção. Como minha irmã disse: "existem pessoas que para elas é assim: primeiro eu, segundo eu e terceiro eu!"
    Sim, existem pessoas assim e até mesmo dentro das igrejas, aquelas que ficam no dia de Domingo escutando a palavra, mas não deixando ser realmente tratado nessa área da vida dela. Claro que precisamos nos amar, amar nosso corpo, nosso cabelo, nossas qualidades, mas também temos de externar amor pelas outras pessoas e orando por elas, é uma atitude de amor ao irmão/irmã. Pessoas tornando-se egoístas por causa do amor próprio que virou até mesmo um tipo de obsessão. "Ah, eu me amo e não me importa o mundo ao meu redor", essa frase é um exemplo de como o egoísmo se apresenta. Nós nos amamos, pois como diz no texto "Deus nos criou belas, a sua imagem e semelhança.", nós temos que nos amar pois Ele nos criou com carinho e muito amor, por que me odiaria? Por que teria baixa autoestima? Temos Deus em nossa vida, então nos amamos! Mas, não podemos deixar que esse amor torne-se um inimigo para com sua fé ou seu amor para com Deus. Nossa, não tem comparação um amor com o outro! Mas, infelizmente, pessoas acabam confundindo... Temos de orar por essas pessoas para que deixem ser tratadas nessa área e que o egoísmo, orgulho e superioridade não tornem-se o centro da vida delas.
    Fica na paz, linda!
    xoxo
    http://thoughtsandadventuresruhhbelle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super verdade, Rute! É claro que precisamos nos amar, mas isso não pode tomar nosso coração, tornando-se uma idolatria, onde nos esquecemos daquilo que devemos realmente fazer: Refletir Jesus, em tudo!

      Sua irmã está certíssima na fala dela e eu fico bem feliz que o tema tenha sido quase o mesmo, hehe!

      Seja sempre bem vinda, flor! Deus te abençoe ;)

      Excluir


Cristã, graduada em Letras, apaixonada por livros, viagens e muita música! Uma nota musical tentando fazer a diferença na imensa partitura da vida.
https://www.youtube.com/channel/UClS0ZtlU37t-VvVciQH0GQQ

já curtiu?

Postagens populares

Projetos

 photo Banner_zps9isnpcan.png

youtube

Snapchat

 photo snapssss1_zpscavat0v8.png