Como lidar com a timidez?






O post de hoje foi sugestão de uma grande amiga (obrigada, Ana!) e creio que ajudará outras garotas também. Você é ou conhece alguém que é tímido, introvertido? A timidez pode ser algo bom para os pais, quando as crianças são pequenas (porque elas não darão trabalho e ficarão quietinhas), porém, não dá para ser invisível a vida toda. O fato de ser tímida ou introvertida pode ser um grande problema e te dar uma baita dor de cabeça, durante a vida adulta.

Primeiro, é preciso saber que ser tímida ou introvertida não é um problema. O problema é fazer com que a sua timidez domine você e suas atitudes, tirando de você oportunidades boas da vida, de conhecer pessoas novas, aceitar um bom emprego, estar em um lugar bacana e até falar de Jesus para alguém ou ter coragem para mostrar ao mundo que você crê em Cristo. A timidez pode atrapalhar você de participar de oportunidades que Deus tem para a sua vida.

Mas será que Deus se importa mesmo com isso? O que a Bíblia fala sobre a timidez?


Ele não só se importa, como a Bíblia narra história de homens de Deus que eram tímidos, mas que Deus os fez vencer o medo e foram incrivelmente usados por Deus. Temos o caso emblemático de Jeremias, que se tornou um grande profeta do seu tempo, mas que antes deu muito trabalho, desacreditando da palavra do Senhor e se colocando lá embaixo, numa baixa autoestima visível, dizendo-se incapaz de ser tudo o que o Pai havia dito, simplesmente porque não conseguia fala

      "Então eu (Jeremias) disse: Ó Senhor, meu Deus, eu não sei como falar, pois sou muito jovem." - Jeremias 1:6


Quando temos uma experiência com Cristo e nos tornamos de fato cristãs, o Espírito Santo passa a morar em nós. Durante toda a nossa vida, o Espírito Santo fala ao nosso coração, nos enchendo de sabedoria, para que a cada momento façamos tudo para glória de Deus. A timidez reflete medo e a Bíblia diz que o Espírito Santo nos dá coragem para vencer o mal, o pecado e tudo aquilo que nos afasta dos propósitos do Pai para nós. Portanto, deixe Deus te guiar e te dar coragem para vencer seu medo. 

"Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e amor e nos torna prudentes." - 2 Timóteo 1:7

Muitas vezes, o medo que vem com a timidez é resultado de orgulho (é a nossa velha natureza quem o produz). Ficamos tão focados em pensar nos que os outros vão pensar se eu abrir a minha boca e falar algo, ou então, a gente se preocupar em querer se comparar com outros que falam tanto, falam bonito, ou são mais ousados, quando na verdade devemos pensar em viver nossa vida para a glória de Deus, não para o homem ou para satisfazer nosso orgulho. 

Se queremos de fato vencer a timidez, precisamos voltar nossos olhos para Deus. É ele quem nos transforma conforme a sua imagem e tira de nós tudo aquilo que não agrada a Ele. Timidez é focar a sua vida no eu, quando na verdade, nossa vida deve estar centrada em Cristo, com mente e coração voltados para as Escrituras e nEle, se santificando a cada dia e sendo moldados também. Assim todo o medo, dúvida e confusão se vão (leia Colossenses 3:16, João 17:17).

Parece clichê, mas não deixe a timidez e o medo te vencerem, mas vence-os com a fé. A fé em você? Jamais, porque a gente não consegue nada sozinho, mas sim a fé em Cristo, o Cristo que morreu na Cruz por você e te dá a garantia em Sua Palavra que estará com você para sempre. 

1- Ore pedindo a Deus para forjar seu caráter e através da Palavra, transformá-la a cada dia mais parecida com o Pai. Não vai ser fácil, porém a melhor garantia de todas você já tem: Jesus Cristo em você e com você.

2- Transforme pequenas atitudes no seu dia a dia e saia da zona de conforto: É sempre bom começar onde você já está habituado. Faça orações quando estiver com seus amigos da igreja, se ofereça para ajudar no grupo de evangelismo ou chame alguém de confiança (e que de preferência conheça a Cristo e tenha uma experiência com Ele, claro) para compartilhar suas inseguranças e medos. Com certeza você ganhará um companheiro ou companheira de oração e de boas conversas!

3-  Lembre-se que há um sentido em toda a missão: Muita gente por aí diz que isso é balela, mas creio muito que nós todos temos uma missão. A maior missão de todas que podemos ter na Terra é sermos co-participantes do Reino de Deus aqui. Independente do que você faz como profissão ou hobby, o que você pode fazer para honrar a Deus e ao próximo? Quais ferramentas Deus te deu para serem usadas onde você está e compartilhar do seu amor aos outros? Todas essas perguntas fazem todo o sentido se você deixar ser usado por Ele. Agora, se o medo, o orgulho e sua velha natureza estão regendo suas decisões, como é que Deus vai poder usar sua vida onde você está? . Não deixe que a timidez te paralise e te deixe de fora do que Ele quer fazer em você e através de você. Não perca sua vida aqui alimentando isso em seu coração. 

"Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for." - Josué 1:9


4 comentários:

  1. Parece que esse post foi escrito para mim. Sou muuuito tímida, estou tentando mudar isso, pedindo muito ajuda a Deus, porque sozinha eu não consigo mesmo. Acabar com a timidez não é uma tarefa nada fácil, pelo menos no meu caso tá difícil, só Jesus na causa rs.
    Linda, adorei o post, obrigada pelas dicas! Beijos, Deus te abençoe.
    http://blogdaniellebarreto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! Calma que é super normal isso e pelo menos você consegue falar sobre isso! Deixe Deus trabalhar na sua vida e você verá os resultados.
      Beijo, flor! Volte sempre :)

      Excluir
  2. Me identifiquei bastante com esse post, eu era muitoooo tímida e pedi a Deus pra tirar essa timidez de mim, hoje ainda sou um pouco, mas não como era antes, suas dicas vão me ajudar bastante. Obrigada pelo post, blog maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aléxia! Fico tão feliz que tenha gostado e se identificado com a postagem, flor!
      É super verdade! Quando buscamos o Senhor, Ele preenche nosso coração, transforma nosso coração e mente para conforme sua vontade!

      Volte sempre, flor! Deus te abençoe :B

      Excluir


Cristã, graduada em Letras, apaixonada por livros, viagens e muita música! Uma nota musical tentando fazer a diferença na imensa partitura da vida.
https://www.youtube.com/channel/UClS0ZtlU37t-VvVciQH0GQQ

já curtiu?

Postagens populares

Projetos

 photo Banner_zps9isnpcan.png

youtube

Snapchat

 photo snapssss1_zpscavat0v8.png