Resenha: Tomando decisões segundo a vontade de Deus





Você não passou no vestibular? É porque não foi da vontade de Deus. Seu casamento tá com problemas? Ops, isso não pode ser da vontade de Deus. Não sei qual emprego aceitar ou para onde me mudar: Qual deles será da vontade de Deus para minha vida? Com quem namorar? Será que aquele garoto é da vontade de Deus pra mim? 

O post de hoje é uma daqueles bem ~polêmicos~, porém o tema é muito interessante. Quem nunca ouviu a famosa frase sobre a vontade de Deus? Os cristãos tem essa mania de achar que tudo que acontece ou deixa de acontecer foi ou não da vontade de Deus. Mas afinal, o que é essa tal vontade? Será que tem como descobrir? Então, se eu não passei no vestibular, por exemplo, quer dizer que não foi da vontade de Deus, como muitos dizem por aí? 

Tenho certeza que muitas dessas perguntas já fizeram ou fazem parte da sua mente, assim como faziam na minha também. Foi então que conheci este livro incrível, que é muito mais do que mais um guia de "como descobrir a tal vontade de Deus"; vai além disso: Ele desmistifica muita coisa que a gente já leu acerca do assunto. É um livro claro, bem objetivo, bíblico e prático. Estou falando do Tomando decisões segundo a vontade de Deus, do escritor/pastor Héber Campos Júnior. 

O livro começa orientando a gente a pensar um pouco nessa tal "vontade" e como muitos autores do meio cristão fizeram uma verdadeira salada na nossa cabeça, acerca do assunto. o que deveria ser simples passou a ser bem mais complicado, afinal, o ser humano é bem complicado, porque tem a tendência de querer respostas para tudo. Queremos ver para crer; queremos que um filme passe pela nossa cabeça nos dando a certeza de que todas as nossas decisões estão corretas, e muitas vezes, na ânsia de buscar essas respostas, apelamos para a tal da "vontade de Deus", só que muitos dos métodos utilizados não são tão saudáveis assim. 

O que o autor deixa claro no livro é que as palavra "vontade" descrita na Bíblia, nem sempre possui o mesmo significado. Depois de trazer uma visão bem geral sobre a palavra vontade na Bíblia, Heber trabalha com os 2 conceitos de vontade: A vontade preceptiva (ou revelada) e a vontade decretiva (ou também oculta), definindo essas vontades e apresentando os versículos nas escrituras. Basicamente, a diferença das duas é que a primeira diz respeito aos preceitos de Deus, ou seja, aquilo que Ele já nos revelou (ou "prescreveu") e está nas escrituras. A segunda vontade diz respeito aos decretos de Deus; aquilo que o Pai já sabe e só ele sabe, desde a fundação do mundo, e que cabe a Ele, somente a Ele querer ou não nos revelar (ou decretar que aquilo aconteça ou não). 

É aí que está o problema: O ser humano tem deixado de buscar aquilo que Deus já revelou, para buscar aquilo que não cabe a nós saber ou desvendar. Temos deixado de buscar, na Palavra, aquilo que o Pai quer que façamos para vivemos bem, para buscar os "mistérios", que como o próprio nome diz, está em mistério e não é pra gente querer ou tentar revelar, pois será ou não revelado a nós quando o Pai assim quiser. Muitos tem buscado tentar desvendar a "vontade" de Deus com métodos pouco saudáveis e que não podem ser levados como regras (como as visões e o caso da porta aberta e fechada, que o autor descreve no texto). 

Héber Campos aplica toda essa teoria em áreas muito práticas da nossa vida e que comumente nos deixam bem intrigados, como o trabalho e o casamento e por fim, nos ensina como uma vida em sabedoria e submissão a Cristo são os princípios para de fato vivermos a vontade de Deus em nós, vivemos a cada dia como Cristo gostaria que vivêssemos, de acordo com sua Palavra. 

O livro é incrível! Bem didático e tranquilo de se ler (apesar dos nomes diferentes). Destaque para a capa super bem feita, emborrachada e cheia de ícones representando muito bem o conteúdo do livro! Eu recomendo tanto que para complementar a resenha até lancei um vídeo, lá no youtube, olha só:




ISBN: 978-85-8132-161-5
Editora: Fiel 
Ano: 2013
Páginas: 144
Compre: AQUI
Avaliação: 5/5 ♥ 




6 comentários:

  1. Nossa, curti muito essa perspectiva! Vou ver se começo a usar com os adolescentes lá na igreja. Vira e mexe rolam umas paranoias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! O livro é muito bacana e vale super a pena investir numa escola bíblica, junto com ele. São discussões que acrescentarão muito!

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro, mas pareceu ser muito bom!
    Ouço constantemente essa 'polêmica' da vontade de Deus, o que na maioria das vezes confunde muito a nossa cabeça :/
    Vou colocar esse livro na minha listinha :D

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Ellem! Essa coisa da "vontade de Deus" confunde a até a nós, que estamos na igreja faz um tempinho. Tenho certeza que esse livro será uma ótima pedida para você. Vai ajudar muito a entender e a tirar toda a confusão.

      Seja bem-vinda por aqui, flor! Volte sempre :)

      Excluir
  3. Não conhecia este livro, mas pelo que você escreveu, e pelo video, amei !
    Já está no topo da minha lista ! Esse assunto realmente é meio polemico, muitas pessoas não cristãs me questionam sobre a vontade de Deus, e as vezes eu nem sei como agir...

    Beijoo Rii Mendes
    www.mendesrosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ri! Que bom que gostou da resenha e do vídeo. Essa assunto parece difícil, mas é de extrema importância. O livro é ótimo e ajuda muito a clarear nossa mente para toda essa confusão :D

      Beijos, flor!

      Excluir


Cristã, graduada em Letras, apaixonada por livros, viagens e muita música! Uma nota musical tentando fazer a diferença na imensa partitura da vida.
https://www.youtube.com/channel/UClS0ZtlU37t-VvVciQH0GQQ

já curtiu?

Postagens populares

Projetos

 photo Banner_zps9isnpcan.png

youtube

Snapchat

 photo snapssss1_zpscavat0v8.png