Colégio e Universidade: Enfrentando dificuldades e sendo relevante




Durante o colégio, muitas de nós podemos achar que a vida é difícil demais: Garotos bonitos, festas, garotas que se fazem de amigas e muito mais. Para uma garota cristã, parece um campo minado, e se manter segundo a palavra de Deus. A gente se enche de porquês, por não aguentarmos muitas vezes a pressão de sermos cristãs de verdade, enquanto outras camuflavam seu cristianismo. Pode acreditar, a perseguição tende a piorar.

Chegando à faculdade, ser cristão chama muita atenção de muita gente. Tem gente que pensa que cristianismo e faculdade  nunca combinaram. Ser cristã no meio de professores e alunos que abandonaram a fé por ideologias baratas é difícil. Lembro-me da vez em que, juntamente com minha amiga, discutíamos sobre um assunto na faculdade (detalhe, o assunto era sobre literatura) e nos levantamos e citamos um trecho da Bíblia para argumentarmos. Muitos não esperavam e de fato se espantaram por usarmos a Bíblia como base das nossas ideias. E por que não? Este é o ponto em que quero chegar.

Muitos de nós fomos criados a viver um cristianismo "de igreja", se assim posso chamar. Quando nos deparamos com o mundo lá fora, as dificuldades de um trabalho, de uma faculdade, os questionamentos que nos fazem, não sabemos como devermos reagir. Achamos que a Bíblia ou o cristianismo devem estar afastados dessas coisas, não se misturam; é aí  que está o erro. A Palavra de Deus é aquilo que cremos e deve nortear todas as nossas decisões, esteja você na sala de aula, onde precisa ouvir algumas balelas do seu professor de Biologia, ou na faculdade ou trabalho, num jogo de futebol, em uma conversa com as amigas ou no telefone com o namorado. A vida cristã e um cristianismo pleno não é só dentro da igreja, nos cultos de Domingo. É muito além disso.

Sua vida, o que você crê e seu testemunho devem fazer parte de você, onde você estiver. É neste momento que muitos jovens, que ingressam na faculdade, por exemplo, se perdem, por não entenderem este real significado. Ficam somente com o ser crente no Domingo e quando se deparam com a vida e seus desafios, não sabem como reagir da forma como Deus gostaria que reagissem. 

Deus te fez um missionário e você não precisa ir pra África para provar isso. Deus te criou para ser relevante onde você estiver. Ele te dá capacidade e sabedoria suficientes para enfrentar as dificuldades, sem perder a fé. Você pode e deve ser um cristão que brilha a luz de Cristo, lá na sua escola ou faculdade. Não se intimide ou se esconda por isso. A Bíblia fala que, como verdadeiro cristão, você precisa brilhar, afinal uma lâmpada não foi feita para ficar embaixo da mesa, mas sim ser vista e iluminar (Mateus 5: 14-16). 

Mas então, como fazer isso? Como ser um cristão relevante, que faça a diferença onde eu estou? Como não abandonar a minha fé, em meio a tantos questionamentos de professores, amigos na escola ou na faculdade? Listei 4 coisas que podem ajudar você:

1- Relacionamento com Deus e estudo constante:

Não tem como fazer nada sem ter vida com Deus. Por isso, ore, peça direção a Deus, para que Ele dirija a sua vida, para que Ele fale através de você, onde você estiver. Leia, leia muito! Leia a Bíblia, estude-a, se aprofunde em conhecer a Deus e as histórias do povo hebreu, os personagens da Bíblia e se atualize sempre. Quanto mais você estuda, mais propriedade você tem para falar daquele assunto, portanto, não vá com as mãos abanando e com discursos vazios, seja sábio e estude sempre. Cristianismo e ciência são amigos sim! Estude a Bíblia e use-a nas aulas de Biologia, de História e por que não, filosofia? 

2- Cuidado com o testemunho:

Muitos podem falar o que quiserem, mas testemunho conta muito sim! Quantas vezes ouvi pessoas da minha faculdade falando de garotas e garotos que se dizem cristãos fazendo coisas absurdas no ambiente acadêmico. Infelizmente, essas coisas mancham muito e o "ser crente" vira alvo de desprezo e falta de credibilidade (além das pessoas naturalmente nos generalizarem). Portanto, cuidado com a sua conduta. Seja sempre comedido ao falar (Provérbios 17:27), seja simpático (crente não precisa viver com cara de triste, por favor!), atencioso,  exerça os frutos do Espírito na sua vida, deixe suas qualidades falarem de você.

3- Cuidado com as amizades:

Fale com todos, porque agir assim é o correto a se fazer. Porém, falar com todos e ser cordial com todos, não significa tomar partido deles, estar com eles, se juntar a eles. Escolha muito bem a rodinha de amigos em que você vai se envolver. Abandone o discurso de "eu sou forte e não vou me corromper", porque você é naturalmente pecador e os desejos da carne podem te dar uma rasteira, se você não estiver vigiando, com Cristo. Quanta gente que começa tão bem, mas por conta de amizades, acaba se perdendo pelo meio do caminho. Procure amizades sadias, centradas. Uma dica.: Garotos e garotas cristãs realmente comprometidos com Cristo são facilmente reconhecidos. A conduta deles fala mais alto e Cristo fala ao seu coração, através da vida deles. 

4- Procure grupos para ajudar você:

Em muitas escolas e universidades existem pessoas que se reúnem para juntas se tornarem mais fortes, naquilo que elas creem. Existe a Aliança Bíblica Universitária (ABU), por exemplo, que possui um trabalho muito bom em várias instituições do país, levando Cristo até escolas e universidades e unindo pessoas como eu e você.

Não se esqueça. Seu colégio ou faculdade é seu campo missionário. Deus te levou até lá e a única coisa que você pode dizer a Ele é eis-me aqui, Senhor, como fez Samuel (1 Samuel 3:10). Seja um cristão relevante. Não se esconda, incendeie onde você estiver, com a luz de Cristo!

Conte para nós, nos comentários: Para você, o que é ser um cristão relevante? Como você tem lidado com as dificuldades, seja na escola ou faculdade ou em outros lugares? Como ser relevante e brilhar a luz de Cristo neste lugares?

Ah, separei 2 vídeos bacanas falando sobre este assunto! Espero que vocês gostem!






Nenhum comentário:

Postar um comentário


Cristã, graduada em Letras, apaixonada por livros, viagens e muita música! Uma nota musical tentando fazer a diferença na imensa partitura da vida.
https://www.youtube.com/channel/UClS0ZtlU37t-VvVciQH0GQQ

já curtiu?

Postagens populares

Projetos

 photo Banner_zps9isnpcan.png

youtube

Snapchat

 photo snapssss1_zpscavat0v8.png