Idade certa para namorar? 3 coisas que você precisa saber




Namorar com 15 é tarde demais? Acredite, tem gente que pensa que sim. É até estranho pensar que as pessoas super valorizam relacionamentos imaturos e quando alguém com 20/21 anos se casa é o "fim" (alguém consegue entender a contradição?). Nessa onda de coisas tão rápidas e descartáveis, quando mais cedo namorar, melhor. Só que não. 

Não gosto de limitar coisas com "certo" e "errado", então, falaremos aqui sempre em pessoas maduras e imaturas. Até porque maturidade com 15 anos é difícil de se encontrar. Mas ok, digamos que você tenha mais ou menos essa idade e se sinta maduro(a) o suficiente para namorar, quero informar a você que o namoro é coisa séria, muito séria. Por isso listei aqui 3 coisas que você precisa saber antes de querer entrar em um relacionamento com alguém:

1- Namoro requer objetivos; objetivos muito claros.

Passar o tempo? Suprir carência? Mostrar pra todos os amigos que agora você tem alguém pra dividir a pipoca no Sábado à noite? Não amiguinhos, essas coisas não são objetivos claros. O namoro existe com o principal objetivo de glorificar a Deus, assim como tudo o que fazemos (Colossenses 3:17). No namoro, você conhece a outra pessoa, seus objetivos, suas convicções (sempre baseadas em princípios cristãos, esperamos) juntos ficam mais próximos de Cristo,  para que posteriormente haja o casamento.

É simples: Pode ser que você não se case agora, mas o propósito do namoro é o casamento. Certa vez, um amigo meu começou a namorar e veio contar parar mim. Imediatamente perguntei a ele, em um tom de brincadeira, mas sendo bem verdadeira: "Ué, já vai casar?". Ele assustado disse "Claro que não, vai demorar muito". Novamente perguntei: "Então, por que é que você está namorando com essa garota? Para passar o tempo?"

A gente fala tanto sobre isso, que nem paramos mais para refletir sobre o quão forte e profundo isso significa. Então a pergunta que fica é: Se você, com 15 anos não sabe nem o que é casamento direito, para que namorar? Se não há um objetivo claro e correto para relacionar-se, para que namorar? Se você não tem certeza do porquê estar com aquela pessoa e se é ela que você quer estar para sempre, então, por que namorar?


2- Você ainda tem muito para viver, e aprender.

Eu sei que também tenho muita coisa para viver e aprender e claro, até morrer estarei aprendendo muitas coisas, mas convenhamos que entre 25,30 anos para 13,14 anos existe uma notável diferença. Saiba que você ainda vai enfrentar muitas mudanças na sua vida, uma adolescência cheia de crises ou platonices na cabeça e isso pode ser bem ruim para um relacionamento. Você vai descobrir que vai precisar trabalhar e não depender dos seus pais o tempo todo e que os pais, mesmo sendo durões, sempre estão certos.

Nesta fase de querer conhecer tudo, suas emoções não estão nenhum pouco estáveis. Você pode acabar abrindo brechas para o pecado, além de nutrir um relacionamento cansativo, irresponsável e egoísta com alguém. Isso é doentio, amiguinhos. Acalme o coração e aproveite muito sua adolescência e juventude para dedicar-se a Cristo, tenho certeza que Ele vai te ensinar muito. Você crescerá muito tendo um relacionamento mais profundo com Ele. 

3- É preciso enxergar um futuro. 

Tudo bem você não ter dinheiro agora, porque ainda é adolescente, mas, e daqui a 10 anos? Você tem planejamentos para isso, ou vai chegar aos 20 e continuar levando sua pessoa amada para comer na mesma lanchonete, porque seus pais te dão uma mesada pequena? Estudar, fazer uma faculdade, trabalhar, dedicar-se a projetos missionários e à igreja local são coisas para se pensar, sempre, afinal, você não vai poder ficar na barra da mamãe e do papai para sempre. É preciso se planejar e buscar coisas boas e agradáveis para se fazer, honrando a Deus sempre. Se você é super indeciso quanto ao futuro ou nem pensa nisso ainda, sugiro que pare, busque a Deus e pense neste tópico antes de se envolver em um relacionamento.

Ufa, Débora, quanta coisa! Pode ser que, após ter lido o texto, você esteja se perguntando "Nossa, você não gosta de namoros! Tenho 15 anos e meu namoro é ótimo." Minha resposta para você será como um conselho de amiga: Sim, eu gosto do namoro e sei que se estiver honrando a Deus ele será muito proveitoso e abençoador para ambas as partes e que bom que seu namoro é ótimo! É sinal que Deus está no controle.

Porém, infelizmente, não posso generalizar seu caso com tantos outros de garotas e garotos, que por escolhas imaturas, precoces e fora da vontade de Deus, perderam essa fase tão gostosa que é a adolescência. Infelizmente, namorar precocemente é um risco que se corre, por uma série de fatores já expostos acima. Guarde seu coração, seu corpo e sua mente para desfrutar de um relacionamento sadio e santo, no momento que Deus preparou para você. Busque a sabedoria de Deus, que é encontrada quando meditamos na Palavra, nos valores do Pai para nós, para tomar as melhores decisões. Obedeça e honre seus pais, pois Deus fala com Eles e são os principais termômetros para saber se você está de fato madura(o) ou não. Nada de namorar escondido, pessoal!

Você pode namorar cedo? Sim, mas é arriscado. Você está preparado para assumir responsabilidades e riscos de um namoro? Saiba que as consequências podem vir. A Bíblia nos diz que há tempo para todas as coisas (Eclesiastes 3). Aproveite cada etapa da sua vida da melhor forma, com as oportunidades que Deus te dá para glorificá-lo. E dia a dia, você vai perceber o quanto cresceu, não de idade ou tamanho, mas de experiências com Deus, fé e maturidade. Eu sei o quanto é difícil manter-se neste mundo com ideias tão diferentes, não se conformando com ele (Romanos 12;2), porém é Cristo quem nos dá força para persistir e transformar este mundo com nossa mente transformada e renovada por Jesus!



4 comentários:

  1. Muito bom, Debbie!!! Não tem como ficar sem aprender alguma lendo essa colmeia! <3
    www.sdesarah.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oin, que linda você, Sarah! Deus te abençoe ricamente!
      Volte sempre, flor :D

      Excluir
  2. Idade certa pra namorar? É, não dá pra definir uma regra certinha pra isso, não. Tem gente que é super madura aos 15 e tem gente que é super criançona aos 25. E é sempre bom lembrar que as meninas se tornam mais maduras muito mais jovens que os meninos. É verdade!

    Quando comecei a namorar minha atual esposa, ela tinha apenas 14 anos. E eu tinha 18 anos. Poderia dar errado? Poderia. Mas deus certo. Meus sogros confiaram em mim pra namorar a menininha de 14 anos deles. Mas ela já era muito madura nessa época e sabia bem o que queria de um relacionamento. Parece que eu fui uma boa resposta às intenções dela, já que estamos casados, não é mesmo?

    Penso que meu casamento é um bom exemplo de que não há uma idade certa pra namorar que valha pra todo mundo. Claro que não se deve namorar muito novinho, tipo uns 12 anos. Com 12 anos você ainda deveria estar brincando de pique-esconde na rua. Mas o que importa, no final das contas, é sua maturidade e seu compromisso com Deus.

    Jean Corrêa
    www.prosadecrente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jean! Sua história é muito linda! Penso sim, que o grande diferencial em vocês foi a maturidade e compromisso com Deus. Vocês sabiam que namoro não é uma brincadeira e exige responsabilidades. Infelizmente, como disse no post, os jovens e adolescentes hoje estão querendo muito mais experiências (rápidas) do que compromisso mesmo. Graças a Deus que existem meninos e meninas que buscam a Deus e sabem do melhor de Deus para a vida delas! E sim, um caso desses são vocês, e outros que, graças a vontade do Pai deram super certo!

      O meu foco com o texto mesmo era fazer uma avaliação, buscando mostrar que tudo tem seu tempo correto e quando buscamos a Deus e crescemos com Ele, isso vai se tornando bem vidente em nossas vidas!

      Obrigada pelo comentário! Apareça sempre por aqui!
      Deus abençoe :D

      Excluir


Cristã, graduada em Letras, apaixonada por livros, viagens e muita música! Uma nota musical tentando fazer a diferença na imensa partitura da vida.
https://www.youtube.com/channel/UClS0ZtlU37t-VvVciQH0GQQ

já curtiu?

Postagens populares

youtube

Snapchat

 photo snapssss1_zpscavat0v8.png