Por que morar junto antes do casamento é uma má ideia?




Estamos desesperadamente apaixonados. Ele quer se casar comigo, e eu quero ser sua esposa.

Ele me fez a proposta no pôr-do-sol, em uma noite fria de Outubro. Eu imediatamente disse sim e à partir daquele momento, eu não via  hora de me tornar esposa logo.


O amor estava no ar.


Nós começamos a planejar e a preparar nosso futuro juntos. Começamos a falar sobre orçamento, apartamentos, sobre o cartório, as cores das toalhas de banho e tudo mais.

O casamento era só daqui a 8 meses.

Não faria mais sentido se mudarmos e ficarmos juntos agora? Por que não entramos de cabeça e combinamos nossa vida, logo? Não deveríamos dar um teste pro nosso casamento, primeiro?

Essas são perguntas comuns que milhões de casais estão fazendo hoje. E não e de se admirar. Os filmes modernos e programas de TV glamorizam a ideia popular de morar junto. Uns chamam de juntar os trapos, conviver juntos, morar juntos ou viver junto.

Independente da terminologia, "brincar de casamento" é o nome do jogo do momento. 

"De acordo com USA Today, mas de dois terços dos casais dos Estados Unidos dizem morar juntos antes do casamento. O número de solteiros e famílias de sexo opostos está aumentando drasticamente." (via crosswalk.com)

Essa tendência está crescendo e parece atrair tanto não cristãos, como muitos cristãos também. Ao invés de mergulharem direto no casamento, os casais agora querem testar seus parceiros.

"Assim como ninguém compra um carro sem antes experimentá-lo, fazer um test-drive, muitas pessoas, cerca de dois terços da população, não se casam mais até terem experimentado morar com seu parceiro(a)." (via time.com)

Apesar da cultura dar "boas" razões para morarmos juntos, antes do casamento, eu e Zack escolhemos ir contra essa popular tendência. Aliás, nós nunca nem consideramos essa opção. Nós rejeitamos as ideias progressistas da nossa cultura por algo muito melhor. Aqui estão as 3 principais razões pelas quais nós escolhemos não vivermos juntos antes do casamento. 

1. O casamento deveria vir primeiro

A Bíblia nunca disse "Não deverás viver juntos antes do casamento", mas ela define claramente o papel do casamento. Deus não criou Adão e Eva e disse "okay, dê a ela(e) um test-drive pra saber se o casamento é mesmo uma boa para vocês". De jeito nenhum! Desde a fundação, Deus lançou as bases do que um casamento deve ser. Ele disse: "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne." (Gênesis 2:24)

Percebe a progressão neste texto? Primeiro, Deus diz que o homem precisa deixar pai e mãe. Depois, o homem supostamente se junta a quem? A sua namorada? A sua noiva? Não, ele se junta a sua esposa. Por último e finalmente, este homem se torna uma só carne com quem? Sua namorar? Sua noiva? Não. Ele se torna uma só carne (e se torna sexualmente íntimo) com sua esposa. 

Você vê algum espaço para a coabitação ou para o viver juntos, neste verso? 

"Brincar de casamento" é uma imitação barata do original desejo de Deus para nós. É comer o bolo antes da festa. É se rebelar contra os propósitos e a ordem de Deus para o casamento. Precisamos honrar nosso casamento da mesma forma que Deus honra. Hebreus 13:4 diz: "o casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal conservado puro, pois Deus julgará os imorais e os adúlteros."

2. Correr da tentação sexual 

A grande parte dos casais que moram juntos dividem muito além das despesas. o "teste-drive" inclui compartilhar o mesmo quarto, a mesma cama, e seus corpos. Tornar-se íntimo sexualmente é extremamente comum entre eles.

Essa foi uma outra razão pela qual eu e Zack escolhemos não morarmos juntos, antes do casamento. Claro que tínhamos grande (normal) desejo de nos "tornarmos um", mas tínhamos que honrar a Deus até nos nossos desejos. Nós sabíamos que sexo antes do casamento era conta seus desejos para nós. 

Nós sabíamos que morar juntos criaria imensas tentações para nós

De fato, seria um plano estúpido, assumir que duas pessoas desesperadamente apaixonadas pudessem morar juntas, 8 meses antes do casamento, e se manterem completamente puras. Isso não acontece.
"Seria praticamente impossível não ser tentado ou ter luxúria no coração, quando o casal compartilha o mesmo quarto, cozinha e banheiro. Mais cedo ou mais tarde aparecerão oportunidades de ver alguém em uma situação comprometedora, parcialmente sem roupa ou até compartilharem o banheiro ao mesmo tempo." Jack Wellman
Ao invés de colocarmos nosso auto-controle à prova, nós ouvimos a Bíblia 

Deus disse, "Fujam da moralidade sexual" (1 Coríntios 6:18). Ele também diz, "A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: Abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa." (1 Tessalonicenses 4:3-4)

Nós confiamos na palavra de Deus e escolhemos honrá-lo nas situações claramente constrangedoras. 

3. Evitar a aparência do mal  

 Algumas garotas cristãs podem fazer a seguinte pergunta: "Bem, eu estou morando com meu namorado, mas não estamos dormindo juntos", ou então "Por que é errado morar junto, se não há sexo entre nós?"

Essas são grandes perguntas para se fazer. A primeira parte da minha resposta incluiria rever os pontos 1 e 2. Então, eu falaria para você sobre testemunho. Se somos chamadas cristãs, precisamos refletir sobre o quê e como o mundo nos vê.

Mesmo se for possível para um casal morar junto antes do casamento, isso parece moralmente puro para as pessoas a nossa volta?

Quando Janet e Bob (vizinhos) viam Sarah e Bryan (namorados) andando pela mesma casa, noite após noite, o que será que eles imaginavam? O óbvio, o que é socialmente normal ... Que o Sarah e Bryan então dormindo juntos e tenho uma vida sexualmente ativa. 

Como cristãs, não somos chamadas somente a fujir das tentações; somos chamadas a evitar a aparência do mal. "Fuja de toda aparência do mal." (1 Tessalonicenses 5:22).  Mas por que? Porque nós representamos Cristo, através de nossas palavras e ações. Cristãos são chamados a serem pequenos cristos, refletindo o caráter de Cristo no mundo perdido. 

Para Zack e eu, representar Cristo era muito mais importante do que economizar dinheiro no aluguel.

O plano de Deus para o casamento é muito maior do que a imitação barata de nossa cultura. 

Nós vivemos em um mundo pecaminoso, que tenta a todo o momento arruinar o melhor de Deus para nós. Eles nos oferecem soluções que, no início, podem parecer boas, mas que nunca não dão os resultados prometidos. 
"Especificamente, casais que vivem juntos antes do casamento têm mais chances de serem depressivos, mais dependentes, além de acreditarem muito mais na separação, se comparado a casais que ainda não moram juntos." John Hill
Morar junto parece bom no começo, mas raramente termina em um vibrante, comprometido e próspero casamento. 

Valeu a pena eu e Zack esperarmos até o casamento, para depois morarmos  juntos? Claro que sim! Andar no nosso apartamento pela primeira vez como marido e esposa foi revigorante! Montamos nosso espaço e ali pudemos construir bases para o nosso comprometido, puro e eterno relacionamento. As bênçãos de Deus estavam sobre nós e colhemos a alegra e a paz de quem faz as coisas à maneira de Deus.

Não importa quão progressistas e glamourosas as ideias do mundo sejam, devemos sempre olhar para a nossa fiel fonte de verdade. 

A palavra de Deus é eterna e seus caminhos são sempre os melhores para nós. 

Este post é uma tradução do texto escrito por Kristen Clark, do site Girldefined.com. Para ler o texto na íntegra, clique AQUI

* O texto se baseia em número e casos dos Estados Unidos, porém, aqui no Brasil, morar junto antes do casamento já se tornou "normal" para muitos. Segundo pesquisas feitas pelo censo do IBGE (2012), mais de um terço da população é formada por casais não casados e o número de divórcios aumentou.

O que você acha de casais que moram juntos, antes do casamento? Qual padrão de vida você vai escolher? Escreva para gente nos comentários! 

© Girldefined.com 2015 - All rights reserved. 

¹ - Girl Defined é um blog com posts e devocionais para garotas cristãs.



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Cristã, graduada em Letras, apaixonada por livros, viagens e muita música! Uma nota musical tentando fazer a diferença na imensa partitura da vida.
https://www.youtube.com/channel/UClS0ZtlU37t-VvVciQH0GQQ

já curtiu?

Postagens populares

Projetos

 photo Banner_zps9isnpcan.png

youtube

Snapchat

 photo snapssss1_zpscavat0v8.png