5 coisas para se lembrar ao criar um blog cristão:



Link: AQUI

Estou na blogosfera desde 2009 e nunca houve um boom tão grande como hoje. Todo mundo quer ser blogueiro, todo mundo quer ter um canal no Youtube, mas são poucos os que se dedicam de fato a entender como esse campo funciona. É ainda muito menor a quantidade de pessoas cristãs que tem de fato o entendimento de que um blog não é brincadeira, é uma ferramente que pode inclusive ser um campo missionário, um lugar de edificação, aconselhamento e exposição da palavra de Deus.

Durante este tempo que estive por aqui, aprendi algumas coisas que podem parecer pequenas mas vão te ajudar muito, caso você já tenha ou queira criar um blog: 

1) Tenha um propósito ao escrever

Por que você escreve o que escreve? Por que você posta isso? Por dinheiro? Para que o blog cresça e exploda em visualizações? Para ser a próxima Bruna Vieira, versão gospel? Embora tudo isso seja muito interessante de ponderar, não é o principal. Se você tem ou quer ter um blog cristão, tudo tem que ser sobre Ele. Seu propósito deve ser glorificar a Cristo em tudo o que você escreve. Isso nos dá uma luz imensa porque tendo essa mentalidade você percebe que escreve porque quer que Cristo fale através de você. Dessa forma, suas postagens serão muito mais autênticas e sinceras.

2) Saiba sobre o que escrever 

Criar conteúdo cristão para a internet não significa ter um blog só com sermão e mais sermão. Encontre seu nicho na web e trabalhe para a glória de Deus, através dele. Seja com moda, dicas de livros ou qualquer outra coisa. 

3) Produza conteúdos criativos, originais e com princípios 

Deus é o ser mais criativo do Universo! É só olhar ao seu redor, na natureza, na genialidade da criação, na inteligência dada ao homem e é claro, nos seres humanos tão diferentes criados por Ele. E se a Bíblia nos fala que somos sua imagem e semelhança, podemos dizer que parte dessa criatividade pode ser encontrar em nós também, certo? Sendo assim, não fique produzindo mais do mesmo. 10 mil blogs sobre roupas, 10 mil blogs sobre o mesmo conteúdo, somente com o nome diferente ou o "cristão" ao final do post. Seja original, mas não perca os princípios. Por vezes encontramos blogs que só possuem o "cristão" no nome, mas seu conteúdo não faz jus a nada de cristão. Imprima valores eternos naquilo que você escreve na internet. 

4) Aprenda a lidar com as críticas, sugestões, likes e dislikes 

Isso pode ser difícil no começo. Uma coisa é você ver que alguém criticou seu trabalho de forma edificante e que pode te fazer repensar ou melhorar. Outra coisa é ter que lidar com pessoas que criticam sem fundamentos, simplesmente para te deixar para baixo (o que tem muito na internet). Argumentar online quase nunca é produtivo. Nestes casos, aprenda a lidar com a crítica e em alguns casos, o botão deletar pode ajudar bastante. 

5) Cuide da estética do seu blog

Coloquei este item por último, justamente por ser relevante, mas não tanto quanto os outros pontos. Ter um blog esteticamente bom é muito importante, mas para isso, você não precisa de um super layout nem tampouco uma ilustração caríssima. Cuide da apresentação do seu conteúdo, sem erros gritantes de português, com uma formatação bacana, sem coisas chamativas (ainda existem aquelas fontes neon de antes??), com uma foto com seu devido crédito e devido tamanho.  Se você começar ajustando essa parte, com certeza já ajudará muito.

__________________________________________

Espero que tenham gostado desse post. Já estava programando um conteúdo como este há tempos, mas agora tomei coragem e postei! Inauguro aqui uma nova área aqui no blog, chamada blog tips, onde espero poder contribuir um pouquinho mais com dicas para a blogosfera cristã. 

E você, tem mais alguma dica para acrescentar? Tem alguma dúvida ou sugestão sobre o tema? Não deixe de comentar aqui embaixo! 


3 comentários:

  1. Debbie do céu! Palmas de pé para o seu post!! Eu sempre pensei nisso quando vejo "blogs cristãos", tem que haver uma diferença, e a diferença não são os infinitos sermões e devocionais, como disse! É a essência não é mesmo? Puxa, por mais blogueiras cristãs com a consciência sã como você. Ah propósito, seu blog é uma doçura. Um grande beijo. minhavidacontadaempoesia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ananza! É isso mesmo! Eu creio que quando a gente busca a essência do nosso blog em glorificar a Deus, o blog consequentemente será diferente, não será "mais do mesmo".
      Muito obrigada pelo carinho, flor! Volte sempre :D
      Beeeijo!

      Excluir
  2. Debbie Lima, parabéns pelo conteúdo, me guiou muito. Já estou no mundo blogger já um tempo, porém não publicava quase nada, hoje sim quero usar desses recursos para avançar o Reino de Deus. É um blogger com poesias e ensinos. Mas, como você falou, vou buscar mais assuntos pro blogger. Obrigada!
    https://alineeafds.blogspot.com.br

    ResponderExcluir


Cristã, graduada em Letras, apaixonada por livros, viagens e muita música! Uma nota musical tentando fazer a diferença na imensa partitura da vida.
https://www.youtube.com/channel/UClS0ZtlU37t-VvVciQH0GQQ

já curtiu?

Postagens populares

Projetos

 photo Banner_zps9isnpcan.png

youtube

Snapchat

 photo snapssss1_zpscavat0v8.png