Que os gamers digam amém: Sobre o evangelho e vídeo-games




Link da foto: AQUI


Eu cresci jogando vídeo-game. Aprendi a me interessar por inglês, inclusive, jogando com o meu irmão e os amigos dele. Cresci com Mário, Link e Zelda, Alex Kidd, Sonic e já na minha juventude, me interessei por games como God of War e Bioshock.


A tecnologia aumentou e hoje eu fico deslumbrada com a quantidade dela e da inteligência envolvida nos jogos eletrônicos que são bem mais vastos em variedade e ricos em detalhes, que fazem a cabeça dos adolescentes vibrar. É por este motivo que resolvi dedicar este post para pensarmos um pouquinho sobre este tema: Como um jovem/adolescente cristão se relaciona com os jogos eletrônicos?                                                       
É um ponto pouco discutido e que precisa ser bem analisado e ponderado. Meninos e meninas, adolescentes e jovens como eu e você estão cada vez mais imersos na tecnologia. Até que ponto isso pode ser bom? Como viver de modo a honrar o evangelho de Cristo, quando o vídeo game nos chama 24/7? Ou melhor: Será que dá para ser cristão jogando vídeo-game?

Siiiim! Você pode glorificar a Deus jogando vídeo-game!

É complicado dizer isso pra uma cultura que acredita que estar no culto de Domingo é algo legitimamente santo, mas o futebol, por exemplo, não tem nada a ver com Deus. A forma como um cristão age com as duas coisas deveria ser bem diferente: Por ser um cristão, eu devo glorificar ao meu Deus em todas as minhas atividades. Entenda: Você não vai ficar gritando "aleluia" toda vez que marca um gol; sua atitude seria muito mais ponderada e cristã em seu comportamento quando você não marca um gol, por exemplo, e na forma como você se relaciona com os colegas de jogo.

O mesmo vale para os vídeo-games. Sua atitude frente a eles pode trazer glórias a Deus. É claro que existem diversos games intitulados cristãos por aí (que são muito bons), mas aqui estamos falando de games explicitamente comerciais, que não possuem nenhum apelo cristão por trás. É sobre esses que comento algumas ponderações, logo abaixo:

1) Glorifique a Deus sabendo administrar seu tempo com os games e identificando suas prioridades



A Bíblia é enfática em dizer que há tempo para todas as coisas, independente das atividades que você exerça (Eclesiastes 3). Além disso, dentre todas as atividades, buscar ao Senhor deve estar acima de todas (Mateus 6:33).

Desta forma, tome cuidado com suas prioridades e o tempo que você estabelece para jogar. Não é nada saudável, muito menos maduro ou inteligente jogar vídeo game o tempo todo ou viver em função dele, enquanto se há responsabilidades para fazer, quando há o reino de Deus que precisa de você, quando sua família precisa de você. Muitos se escondem por trás do vídeo game e se tornam pessoas passivas, imaturas, que trocaram o senhorio de Cristo por um simples console.


2) Glorifique a Deus desenvolvendo os frutos do espírito, inclusive enquanto joga vídeo-game:

Mansidão, domínio próprio e paciência são alguns dos frutos do espírito que devem ser diariamente trabalhados e desenvolvidos em nossa vida para nos tornarmos cada dia mais como Cristo (Gálatas 5). Você pode trabalhar seu caráter cristão nos seus relacionamentos  por exemplo, enquanto joga vídeo game com amigos e família.

A questão central aqui é:  É óbvio que não existia nada do tipo na época de Jesus, mas isso não significa que Ele não tem nada a dizer que possamos aplicar as suas verdades as atividades que fazemos. Sendo assim, aplique sempre os princípios bíblicos na sua maneira de viver, incluindo a forma como você se relaciona com os games. Filipenses 4:8 é muito bem-vindo sempre!

Para ilustrar isso muito bem, temos no Youtube a galera do 9nerds, jovens cristãos que falam de conteúdos de games e do universo nerd de forma super respeitosa, sem serem maldosos, sem apelação ou qualquer tipo de xingamento ou imoralidade, como você pode encontrar em outros canais por aí. Os meninos têm mandado super bem! Vou deixar dois vídeos abaixo, para vocês assistirem e curtirem!

 



Esse assunto ainda vai demorar para se esgotar; ainda tem muita coisa pra se dizer sobre! Você pode ajudar a aumentar as ideias sobre o assunto deixando seu comentário aqui embaixo com sua sugestão. Você joga algum game, seja no celular, no computador ou em consoles? Como é sua atitude, como cristã(o) frente a isso?

*As fotos do post são dos jogos Caminho estreito (rpg cristão) e Super Mario bros, respectivamente.


Um comentário:

  1. Estava procurando sobre jogos cristão para o blog http://www.canalscripture.com.br e parei aqui na sua postagem, muito bem feita e com dicas ótimas.

    ResponderExcluir


Cristã, graduada em Letras, apaixonada por livros, viagens e muita música! Uma nota musical tentando fazer a diferença na imensa partitura da vida.
https://www.youtube.com/channel/UClS0ZtlU37t-VvVciQH0GQQ

já curtiu?

Postagens populares

Projetos

 photo Banner_zps9isnpcan.png

youtube

Snapchat

 photo snapssss1_zpscavat0v8.png